19 de mai. de 2011

Lula e FHC viram estrelas de palestras no Brasil e no exterior

Os dois últimos ex-presidentes da história democrática do Brasil exercem atividades relacionadas a seu passado mas que transcendem a política. Enquanto Fernando Henrique Cardoso tem o instituto que leva seu nome, cuja maior atribuição é manter a obra e o legado do sociólogo e de sua falecida mulher, dona Ruth, Luiz Inácio Lula da Silva lançou as bases para o seu Instituto da cidadania.

Ex-estadistas, ambos proferem palestras, que podem ser remuneradas ou não. Com atuação em comissões internacionais que tratam de aids e drogas, FHC fala sobre esses e outros temas da atualidade. Lula tem falado sobre seu governo, economia internacional, oportunidades de investimento no Brasil e na América Latina.

A maior diferença está no preço das palestras: enquanto especula-se que o tucano cobre R$ 100 mil por evento, o ex-metalúrgico não fala por menos que o dobro e receberá cerca de R$ 790 mil por uma palestra no exterior. Os valores não são confirmados oficialmente nem por assessores nem pelas empresas que pagam os cachês.
 Lula colhe os bons frutos da popularidade sem precedentes com que deixou o cargo como presidente. Em reunião fechada com o líder da banda U2, Bono Vox, foi instado a colaborar para uma ordem mundial mais justa, principalmente para o continente africano.

FONTE: Meio Norte 

Nenhum comentário: