Os dois últimos ex-presidentes da história democrática do Brasil exercem atividades relacionadas a seu passado mas que transcendem a política. Enquanto Fernando Henrique Cardoso tem o instituto que leva seu nome, cuja maior atribuição é manter a obra e o legado do sociólogo e de sua falecida mulher, dona Ruth, Luiz Inácio Lula da Silva lançou as bases para o seu Instituto da cidadania.
Ex-estadistas, ambos proferem palestras, que podem ser remuneradas ou não. Com atuação em comissões internacionais que tratam de aids e drogas, FHC fala sobre esses e outros temas da atualidade. Lula tem falado sobre seu governo, economia internacional, oportunidades de investimento no Brasil e na América Latina.
A maior diferença está no preço das palestras: enquanto especula-se que o tucano cobre R$ 100 mil por evento, o ex-metalúrgico não fala por menos que o dobro e receberá cerca de R$ 790 mil por uma palestra no exterior. Os valores não são confirmados oficialmente nem por assessores nem pelas empresas que pagam os cachês.
FONTE: Meio Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário