Deu Brasil na Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). A partir do dia primeiro de janeiro de 2012, e por quatro anos, a entidade será dirigida pelo engenheiro agrônomo e ex-Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), José Graziano da Silva, levado à disputa por Lula e pela presidenta Dilma Rousseff (PT).
A disputa foi acirrada. Foram apresentados seis candidatos. Graziano só venceu na segunda rodada, superando por 92 votos a 88 o ex-chanceler da Espanha Miguel Angel Moratinos. O candidato do governo brasileiro obteve apoio decisivo dos países africanos, latino-americanos e asiáticos. A eleição foi realizada ontem (26/6/11) no encerramento da 37ª Assembleia Geral da FAO.
Dilma Rousseff comemorou em nota a chegada do primeiro brasileiro a um alto posto da Organização das Nações Unidas (ONU): "A vitória do candidato brasileiro reflete, igualmente, o reconhecimento pela comunidade internacional das transformações socioeconômicas em curso em nosso País – que contribuem de forma decisiva para a democratização de oportunidades para milhões de brasileiras e brasileiros –, bem como o compromisso do Brasil de inserir o combate à fome e à pobreza no centro da agenda internacional. Um objetivo possível de ser alcançado com o fortalecimento do multilateralismo e com o aprofundamento da solidariedade e da cooperação entre as nações e os povos. Ao cumprimentar meu amigo José Graziano pela eleição, desejo-lhe muito êxito em sua nova missão, para a qual poderá contar com o apoio firme do Governo brasileiro."
FONTE: com informações de acessepiaui.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário