19 de abr. de 2011

Especialistas prevêm aumento da venda de jóias de opalas


O Piauí prevê incremento de 40% da venda de jóias na Copa do Mundo. A principal delas é a opala. A cidade de Pedro II, a 220 Km da capital Teresina, possui pelo menos 35 lojas especializadas na venda de peças da pedra preciosa. Além da produção anual de 400 quilos de jóias na região. Para os pequenos e médios empresários envolvidos junto à associação de joalherias da cidade, a chegada da Copa do Mundo no Nordeste vai mudar o cenário econômico local, é o que espera a Associação de Joalheiros e Lapidários de Pedro II.

Por conta disso, e de uma demanda que indica crescimento de no mínimo 10% este ano, as joalherias já começaram a aumentar seu estoque e a contratar funcionários para acompanhar a economia do setor, que hoje movimenta R$ 2,5 milhões por ano. “Quando comecei o trabalho no ramo de joalheria, eu tinha oito funcionários. Hoje somos 18 pessoas na equipe”, afirmou Juscelino Souza, proprietário da maior joalheria do município.

O incremento na venda de jóias de opala no Município começou a partir da implantação do projeto cadeia produtiva da opala, iniciado na primeira gestão do ex-Governador Wellington Dias (PT).  O projeto teve também o apoio do deputado federal  Nazareno Fonteles e do então Vereador Raimundo Nonato. Antes a opala era vendida de forma sazonal e tímida. O festival de inverno, outro projeto do ex-governador Wellington Dias também contribuiu para a elevação do comércio de jóias de opala no Estado.


Fonte: MEIO NORTE (Adaptada)

Nenhum comentário: